sexta-feira, 25 de março de 2011

O Começo


Os irmãos Richard Lynn (nascido em 15.10.1946) e Karen Anne Carpenter (nascida em 02.03.1950), cresceram em New Heaven, Connecticut. Mais tarde mudaram-se para Downey, Califórnia. Educaram-se na prestigiada Universidade do Estado da Califórnia, em Long Beach.
Foi como um grupo instrumental que fizeram suas primeiras apresentações públicas com Richard ao piano, Karen na bateria, e seu amigo Wes Jacobs no baixo. Em 1966 participaram do concurso “A Batalha das Bandas”, no Hollywood Bowl, onde os três adolescentes tocaram “Iced Tea” (Chá Gelado) (Composta por Richard Carpenter) e “The Girl From Ipanema” (A Garota de Ipanema) (de Tom Jobim e Vinícius de Moraes), conquistando o primeiro lugar. Dois anos após, participaram do programa “The All American College Show”, sua primeira aparição na televisão.


Firmaram um contrato com a RCA para gravar um disco. Chegaram a gravar quatro músicas instrumentais, entretanto a RCA despediu o trio sem lançar essas canções. Por essa época, Karen começa a se interessar pelo canto tão sériamente como a bateria. A base do som que caracterizaria a futura dupla havia sido encontrada. Formaram com alguns amigos da Universidade, um grupo de seis vozes chamado “Spectrum”. O grupo chegou a apresentar-se em alguns clubes noturnos de Los Angeles e arredores, como por exemplo o “Whiskey a Gogo”. Entretanto não aparece nenhuma companhia discográfica interessada em contratá-los e acabam desfazendo o conjunto em 1968.
Dois anos antes, Karen e Richard haviam realizado uma sessão de gravação com Joe Osborn e gravado duas canções para o seu selo independente chamado “Magic Lamp”, que foram os primeiros registros vocais de Karen. Agora regressam ao estúdio de Osborn, localizado em sua garagem, e gravam três canções mais. Desta vez com suas vozes multiplicadas em coro. Com esta gravação-demo, vão de gravadora em gravadora tentando obter um contrato. E às 11h32m da manhã do dia 22 de abril de 1969, conseguem com que Herb Alpert os contrate para a gravadora A&M Records. 
Richard & Karen

Karen & Richard

Karen

Karen & Richard

Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog. Vim aqui pelo Blog In Test e o site honra muito bem a história dos irmãos carpinteiros.

    ResponderExcluir