sexta-feira, 25 de março de 2011

1969-1970

1969

Desde os primeiros acordes, seu som se caracteriza por uma musicalidade impecável, um estilo completamente original. Lançam o primeiro disco e o primeiro compacto simples, que alcança o respeitável posto de número 54 na parada nacional. Então a gravadora resolve modificar o título do primeiro Lp, que originalmente chamava-se “Offering”, relançando-o com o título de “Ticket to Ride”. 

Por esta época a dupla e sua banda partem para uma primeira turnée: Richard no piano elétrico, Karen na bateria, Bob Messenger no baixo e flauta; Doug Strawn, no clarintete elétrico, Gary Sims na guitarra; Tony Peluso na guitarra e órgão; Danny Woodhams no baixo elétrico e, por um certo tempo, Jim Anthony na percurção. Doug, Danny e Gary (ambos ex-integrantes do “Spectrum”) também cantam como coro no cenário.


1970

Neste ano Karen e Richard iniciam um mútuo romance com sua audiência internacional. “Close To You”, uma esquecida canção de Hal David e Burt Bacharach dá aos Carpenters o seu primeiro disco de ouro. Nenhum de seus sucessos posteriores conseguem superar o que Karen e Richard sentem ao verem esta canção no primeiro lugar da parada de sucessos. 


Para aqueles que duvidavam do talento da dupla, o segundo compacto simples comprovou que o sucesso não era por casualidade. We´ve Only Just Begun também vende um milhão de cópias, ao mesmo tempo em que esta canção transforma-se num requisito quase de “rigor” dos casamentos modernos. É uma espécie de hino dos Carpenteres nesse segundo ano em contato com o público.


O êxito de seu segundo disco “Close to You” está assegurado. De resto, o Lp se converte no mais vendido de seus discos editados nos Estados Unidos. Os anos de turnées intermináveis começam, complementados por aparições na televisão com Johnny Carson, David Frost, Ed Sullivan, e no tradicional programa “American Bandstand”. O duo é homenageado por “This is Your Life”. Ao ser convidado para este programa, caracterizado por homenagear velhos e consagrados cartazes das artes, Richard exclama: Mas somos muito jovens!! 


Logo a dupla ganha seu próprio programa de televisão de verão: “Make Your Own Kind of Music”, para o qual gravam oito episódios. 


Ainda neste ano, Karen e Richard são indicados para o prêmio Grammy em cinco categorias, obtendo dois gramofones de ouro, nas categorias de artistas revelação e melhor grupo vocal. 




Karen Carpenter foto autografada

Richard & Karen

Nenhum comentário:

Postar um comentário